Um pouquinho do Corinthians 2011

Hoje meio que de rabo de olho dei umas passadas rápidas sobre o jogo do Corinthians que estava sendo transmitido na televisão aberta e me dei conta que faz um tempo que não comento sobre os caras.

Notei que este Corinthians de 2011 tem uma característica básica de time campeão que foi montada de forma inteligente com contratações pontuais e muita gritaria do técnico com certeza!

Quem olha o jogo do Alvinegro nota que é um time que ainda divide características e filosofias de futebol. Alterna um pouco a dura escola gaúcha de futebol e um pouco da burocracia paulista. O time do Corinthians depende muito da força. Ralf e Paulinho, dois volantes mordedores não deixam o adversário respirar em momento algum, e isto é ótimo. Em virtude disto o time não dá aquele show de futebol, muito pelo contrário, joga até com o regulamento em baixo do braço como um tradicionalíssimo paulista. Dá para notar até pelos resultados dos jogos do time corinthiano. Salvo resultados atípicos como o 5 a 0 contra o São Paulo você não vê o Corinthians com placares tão largos assim.

A própria contratação do Alex veio para tentar eliminar um pouco esta burocracia do time. O Danilo é inconstante demais e mesmo quando está em seus melhores jogos é um jogador muito mais tático do que criativo. Tenho certeza que assim que o Alex pegar ritmo de jogo vai tornar este maduro Corinthians em candidado real a campeão brasileiro.

Maturidade, esta é a característica básica que citei lá em cima!

Quando digo isto não me refiro em momento algum a idade, se não me engano o Corinthians tá cheio de moleque, mas quando você vê o jogo dos caras entende exatamente o que eu estou falando.

O time Corinthiano não queima a bola de jeito nenhum. Pouquíssimas vezes neste Domingo eu ví o time dando bicuda para frente, tentando aqueles lançamentos que todo mundo sabe que não vai dar certo e nem nada do tipo. Tenho certeza que o Tite tem responsabilidade demais em relação a isto. Você vê o Corinthians valorizando a posse bola até com certo conservadorismo, característica do seu técnico.

Hoje contra o Atlético o Corinthians foi pressionado em um jogo difícil, mas mesmo assim você notava um time calmo na saída de bola, valorizando a posse e dentro do possível e cadênciando até a empolgação do adversário. Diferencial para ser campeão de um campeonato de pontos corridos onde você vence ganhando TODOS os jogos e não só os difíceis, fáceis ou só os clássicos.

Enfim, o Corinthians 2011 me agradou muito como grupo e para o campeonato que está disputando, mesmo não fazendo a ótima partida que eu esperava, mas pelo pouco que ví há de se notar que será um time que não iniciará uma sequência de derrotas no momento de definição do campeonato como o Palmeiras de 2008 ou diversos outros casos onde isto já aconteceu e eu não me lembro :).

2 Responses to Um pouquinho do Corinthians 2011

  1. Carlos says:

    o tite supreendeu mesmo, agora otro que esta surpreendendo e o felipão
    time com dois zaguereiros, e só dois volantes, nao tem nenhum volante nas laterais,
    jogando com dois atacantes aberto e otro centralizado, e um bom meia.

    será que o gaucho vai quere continua jogando assim?

Deixe um comentário

