Desrespeito, firula, mimimi

Este post surge nesta data exatamente para que ninguém me chame de oportunista e possa dizer que eu aproveito um momento de baixa de determinado jogador para falar mal dele ou qualquer coisa assim. Escrevo este post com a televisão ligada em Palmeiras e Mirasol, um a zero com golaço de Valdivia, e ele se apresenta bem!

Nesta semana, após Palmeiras e Santo André pela Copa do Brasil, diversos blogs meio que esboçaram uma discussão sobre o limiar entre talento, falta de respeito com o adversário, quando um drible é válido, quando não é e tudo mais. Tudo iniciado pelos tais chutes no váculo do Valdívia.

Aí eu lhes pergunto: Na regra é proibido driblar, chutar o ar, fazer embaixadinha e desfilar qualquer repertório de dribles que existem por aí?

Todos os dias a gente cobra do nosso futebol, mais lances bonitos, mais irreverência e talento, aí quando eles surgem a primeira coisa que fazemos é podá-los dizendo que humilham o adversário, não são objetivos ou que o autor dos dribles é arrogante.

Por favor, né. É mais interessante ainda quando vemos a mesma imprensa exaltando o craque Neymar depois de uma paradinha bem feita e depois chamando-o de arrogante após perder um gol por firula.

Porra, quer dizer que a diferença entre sucesso e fracasso de um lance de talendo é o resultado?

Isto é oportunismo.

Só erra quem tenta! Eu prefiro um jogador tentando um lance bonito há dez brucutús que só tocam de lado morrendo de medo de errar.

Valdivia não foi objetivo?

Claro que foi. O Santo André não acabou com um zagueiro a menos? Então valeu! Burro é o zagueiro, que acha que vai dar solada no Valdivia no meio de trinta câmeras e mais vinte juízes e não ser expulso por isto.

As vezes sinto falta da malandragem de antigamente.

Vocês conhecem um tal de Pelé? O rei do futebol e tals?

Então este mesmo é tão exaltado pelo seu talento e tudo mais, mas pouca gente sabe que ele era o rei de quebrar perna de zagueiros. Quando digo quebrar é quebrar mesmo, do cara ter que colocar gesso. Pelé batia, mas fazia escondido, aquele lance que mais parece sem querer do que intencional. Sabe quando você está andando tranquilo e “sem querer” pisa no pé do seu marcador, machuca ele e ainda saí como vítima quando ele rebate?

Isto é malandragem e inteligência, isto sobrava em Pelé e Renato Gaúcho e está em extinção hoje em dia. Veja, não estou fazendo uma apologia a violência, nem nada disso, eu só estou dizendo que se o atacante pode ser malando para forçar a expulsão do zagueiro o defensor pode fazer o mesmo, basta ter um pouco de cérebro pra fazer isto na surdina.

Agora, um cara me dá uma bicuda no meio de vinte mil pessoas merece ser expulso só pela idiotice do lance. E toda esta choradeira que rolou depois da expulsão dele é puro mimimi de gente que vai exaltar o jogador quando ele acerta e vai xingar até a última geração deste quando ele erra.

Vale lembrar, futebol é talento sim, mas sou da teoria que 70% vem da inteligência, 20% da prática e os outros 10% vem do talento. Justamente estes dez que diferenciam gente comum de Pelés e Renatos Gaúchos.

Só esclarecendo, Valdivia não entra para a minha lista de craques daí de cima só porque é um jogador de jogo fácil. Se não praticasse a magia do desaparecimento nos momentos que seu time mais precisa dele, como neste segundo tempo de Palmeiras e Mirasol, 1 a 1, até mereceria ser a metade do que é para a torcida palmeirense, fora isto para mim é só um jogador que virou “craque” mais graças as declarações de chororô contra os rivais e etc. do que pelo futebol mesmo.

Um Denilson sem grife eu diria, aquele cara que você só vê drible quando o jogo está tranquilão, sabe?

Daí que eu digo que não me aproveitei um momento baixa dele para criticá-lo.

2 Responses to Desrespeito, firula, mimimi

  1. Ariel says:

    Tem que faze mesmo, ir pra cima sua a banca… Volta futebol

  2. Ariel says:

    eu disse FUTEBOL

Deixe um comentário

