Globo, Record, RedeTV – O Teatro dos Vampiros

Os últimos dias foram tumultuados em relação ao destino dos próximos campeonatos disputados aqui no Brasil. Politicagem pesada invadiu o cotidiano de torcedores comuns que se informam sobre seu time através de grandes portais.

Passamos a ver notícias das mais diversas siglas e nomes. Temos alguns times, Globo, Record, Rede-TV, C13, CBF, CPMF, PMDB, IBGE, INCRA e etc. :).

Agora, se quando a política só envolve o seu time já é nojenta imagina quando envolve gente grande, do tamanho dos que estão mexendo.

A atual diretoria corintiana, por interesse próprio, plantou a sementinha da discórdia. Mais uma vez foram pioneiros e disseram que iriam negociar os direitos de transmissão por suas próprias pernas. Perfeito, apóio em 100%, na verdade nem penso que foi de fato uma sementinha da discórdia, mas sim sair da sua zona de conforto, desafiar o status quo. Apóio em 100% mesmo. Se teve razão política, aproximação com o Ricardo Teixeira e os cambau não interessa. A justificativa principal deles já é suficiente: Eles queriam mais dinheiro, ponto!

De uma forma MUITO estranha os clubes do C13 meio que não tinham interferência nenhuma nas decisões que iriam estar submetidos. Tinha lá meio que uma “votação” para decidir o presidente (mais politicagem), mas nas decisões do cotidiano os clubes estavam de mãos atadas. Futebol é dinâmico demais para uma organização deste tipo. Por exemplo: é absurdo um clube não poder fazer nada caso o C13 decida não transmitir os jogos na capital para o estado de São Paulo.

Ridículo de tão absurdo.

Mais uma vez os clubes perderam a consciência de que eles são o espetáculo, sem eles não há C13 e nem cota milionária de TV.

Então o Corinthians de forma inteligente tenta arrastar o Flamengo e mais um monte de gente, e como a lógica é simples eles vão. Negociar os direitos você mesmo é infinitamente mais lucrativo do que pelo C13, é igual comprar produtos no fabricante. Ao retirar o intermediário você tira aí uma boa parcela que iria para sustentar o que tanto te prejudica, no caso o C13.

Não se enganem meus amigos o São Paulo F.C. só segue brigando pelo C13 porque Juvenal Juvêncio é o vice-presidente por lá e tende a ser o presidente, então a manutenção do C13 representaria mais poder, palavra que ele tanto ama. Também não se enganem com este joguinho de bom moço, prejudicado e boicotado que o São Paulo está fazendo, é teatro.

É óbvio que o São Paulo mais cedo ou mais tarde vai fechar com a Globo, a única diferença é que quanto mais ele demorar mais ele vai se isolar dos outros clubes e da futura parceira. Peço a todos que pensem. Futebol na Globo é quase cultural no nosso país. Não discuto a qualidade da transmissão, mas em diversos lugares a TV simplesmente fica ligada do Globo Esporte até o Fantástico.

No bom português: É foda brigar com a Globo no domingo, por mais que eu odeie reconhecer isto.

Na Globo o patrocínio do seu time vale mais, as placas do seu estádio valem mais, a marca da chuteira dos seus jogadores vale e a marca das luvas do Rogério Ceni vale mais. A Rede-TV pode dar o patrimônio inteiro dela para o São Paulo e ainda não vai compensar.

Imagina você, investidor, dono do banco BMG. Você dá 20 milhões de reais pro São Paulo estampar sua marca na camisa porque conhece o fator cultural que eu citei, tem certeza que atingirá todas as regiões estabelecidas no contrato em boa qualidade de imagem, conhece aquele por fora para a globo dar aqueles closes fantásticos na sua marca que só eles sabem e ainda fazem parecer que foi um acidente e tudo mais. Aí o São Paulo resolve mudar para a Rede-TV. Você como investidor, por mais que a emissora forneça garantias não vai confiar. A final a Rede-TV nunca passou jogo de futebol de alto nível na vida, os poucos que passam são uma porcaria com imagem que falha aqui em casa e eu moro no interior de SP, imagina lá no mato grosso do sul. Ninguém vai lembrar do jogo de futebol na Rede-TV. Porra a Hebe com o mesmo programinha porcaria saiu do SBT com vinte pontos de ibope, foi para lá, chamou um monte de artista famoso e tudo mais e não passou de dois.

Nem eu que sou são paulino investiria no São Paulo nessas circunstâncias.

Parece besteira o fator cultural, mas pesa DEMAIS, ignorá-lo é estar fadado ao fracasso. Então como eu disse o São Paulo e os outros clubes que querem a sobrevivência do C13 vão ceder. Se não cederem vão perder dinheiro da forma que nunca perderam. Por isto que afirmo é tudo teatro para o torcedor pensar que seu clube é o puritano defensor da ética.

Não é. Se fosse não estaria tentando mudar o estatuto do clube para forçar re-eleição.

Como eu disse concordei em 100% com a atitude do Corinthians em sair do C13, só não concordo é com o que fizeram depois. Neste post, tentei mostrar como um clube depende do outro para sobreviver.

Tentei mostrar como A. Mineiro sem o Cruzeiro não é nada e Internacional sem Grêmio também não é.

Isto é tão lógico como estranho a forma que os torcedores não entendem isto. O que vocês acham que vende mais, uma final de campeonato carioca com Flamengo com Gaúcho, Tiago Neves, Imperador e outras estrelas contra o Fluminense de Deco, Fred e Conca ou uma final de carioca do mesmo time do Flamengo contra um catado qualquer do Fluminense?

Jogo bom vende mais, entra para a história, arrecada-se dinheiro com ele por uns dez anos. Este é o motivo que quando um time grande do estado fica mal das pernas o estado inteiro paga certo preço, por mais que insistam em não notar e dizer que é diferente. Corinthians e Palmeiras na segunda divisão foi um crime contra o São Paulo Futebol Clube, o Santos e o futebol brasileiro, que enfraquece. Os poucos clássicos que haviam não despertavam nem interesse pois você meio que já imaginava o resultado.

Não adianta o seu time trazer o Messi se não tem contra quem ele jogar, um time precisa do outro. Aí me vira o Corinthians e fala: “- A gente conseguiu a nossa picanha agora vocês é que se virem para tirar a sua fatia do acem”.

Tão ridículo quando continuar no C13.

Você realmente acha que o Bahia vai conseguir uma cota perto do que conseguia quando estava filiado ao C13? Óbvio que não, não chega nem perto, mas para os dirigentes corintianos isto não é problema deles.

É sim. Aqui e aqui eu falei de que o futebol tem que ser nivelado pelo mais forte. O mais forte cria situações para que o mais fraco se desenvolva, fique forte e deixe o futebol nacional ainda mais influente, e esta é uma destas situações.

Eu sei que entender isto é quase impossível pra um monte de torcedor com QI de um macaco prego, mas é assim que a bola rola.

Se o Corinthians tivesse saído e chamado outros times para a criação de uma outra liga, onde todos tivessem poder de decisão, os contratos pudessem ser negociados com mais força ainda, eles teriam sido perfeitos, mas esta postura de “Eu tenho o meu e foda-se o resto” é postura de torcedor e playboyzinho mimado criado em apartamento.

Mais uma vez eu digo, nosso futebol nunca se desenvolverá como na Europa enquanto um bando de torcedores de gravata estiverem no poder. Nosso futebol será sempre do tamanho da visão destes diretores.

Talento não falta no país do futebol e como futebol não se aprende na escola, a parte que precisa de raciocínio e inteligência não se desenvolve aí dá este lixo que vemos todos os dias nos jornais.

Anúncios

9 Responses to Globo, Record, RedeTV – O Teatro dos Vampiros

  1. machado says:

    Concordo em muito do que você escreveu, não há “santo” nessa jogada. Só discordo do monopólio que um grupo de comunicação exerce em todo o país, a mais de 40 anos. Gostaria – e tenho esperanças – que houvesse uma forma mais democrática de concessão de direitos de transmissão dos jogos, onde outras emissoras participassem também.

    • Leonardo says:

      De fato também não gosto do monopólio, mas se existe é pq os clubes aceitam entende?

      Se a globo faz futebol a tanto tempo é pq paga por ele, e paga caro.

      E venhamos e convenhamos vai, o Casagrande pode ser terrível, você pode não gostar do Galvão (nem faz mais futebol), mas já parou para ver jogo na band ou na redetv?

      É gafe atrás de gafe.

      A record então? Não consegue nem fazer um “A fazenda” organizado quanto mais um brasileirão.

      Pode falar mal da globo e tudo mais, mas tv aberta ninguém é melhor que eles.

      Isto pq eu os odeio e odeio a lavagem cerebral que fazem no povão.

  2. Rapozão says:

    Não ia dar pra ver futebol na redetv , imagina cruzeiro e atletico com o silvio luiz comentando.. o cara começa a falar de receitas no meio da partida, num dá!!!e la eles conseguem ser mais puxa saco de corintians que a globo.. só falam do corintians com pessimos comentarios feito só para o povão msm…futebol na globo é um espetaculo à parte não da pra comparar..
    Unica coisa que me preoculpa é a diferença paga para corintians e flamengo , eles vão comandar o mercado vão ditar os salarios a serem pagos , ai passa a ser uma concorrencia desleal e corremos o risco de deixar de ser o campeonato mais disputado do mundo

    • Leonardo says:

      Exato, aí começa a palhaçada que eu disse, todo mundo olhando para o próprio umbigo.

      No começo é legal para estas torcidas, mas depois quem paga o pato é o futebol como um todo

  3. nino says:

    a globo faz com as outras emissora a mesma coisa que corintias e flamengo faz com os de menos torcidas . a grande diferença é que o corintias e fla precisam dos outros clubes pra jogar qualquer campeonato . devem ganhar mais ,mas nao tanto

  4. Ariel says:

    Passamos a ver notícias das mais diversas siglas e nomes. Temos alguns times, Globo, Record, Rede-TV, C13, CBF, CPMF, PMDB, IBGE, INCRA e etc. . dahusduashd comedia

  5. Gilmar says:

    Diferenças entre negociar direitos em grupo e individualmente são simples:

    Campeonato alemão-Maior média de público do mundo,e campeonato mais disputado da europa.Lá na alemanha é tudo dividido igualmente entre todos os clubes.

    Campeonato espanhol-2 clubes e 18 sparrings.Campeonato muito sem graça.só tem chances de vencer,barcelona ou real madrid.Isso é que vai acontecer no brasil.Corinthians,Flamengo e talvez o são paulo,em uns 20 anos dominarão o campeonato com receitas muito,muito,muuuuiiiitttoooo maiores.

    Só não entendo por que clubes falidos como fluminense e botafogo,entraram nessa barca furada de negociar individualmente.Não seria o caso da polícia federal investigar as contas bancárias do senhor mauricio assunção e do senhor peter siemens?

    • Leonardo says:

      Cara observação mto foda ein, mandou bem!

      Eu acho que os clubes que não conseguirão tao indo nessa mais pela ilusao mesmo manja… estao vislumbrados sei lá

      Mas é fato, brasil vai virar pais de meia duzia de times, estao conseguindo destruir a maior beleza do nosso futebol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: