Alma!

Ontem a minha “lógica” falou bem mais alto que meu coração, contrariado da minha vontade em ver o tricolor paulista, meu time de coração, coloquei a TV na SportTV para ver o querido Flusão. Eu não sabia o porque, mas tinha a sensação de que seria um jogo daqueles de marcar história que só o Flu sabe fazer. Como aquela fuga do rebaixamento em 2009, as finais de Libertadores em 2008 e muitos outros jogos que tive o privilégio de assistir.

Graças ao bom Deus do futebol ele mostrou que eu acertei. O São Paulo F.C. foi um dos maiores LIXOS que já tive o desprazer de ver em compacto e o Flusão foi épico, fantástico, mítico, foi tudo que não era há um ano: Um time com alma.

Era um cenário perfeito para a imprensa vender alguma “crise”. O Flusão havia acabado de perder o pseudo-melhor-treinador-do-universo, time com a moral baixa, desacreditado e tudo mais. Só que de alguma forma bem bizarra eu acho que o Flu adora este clima, o time resurge, a torcida se torna um espetáculo a parte, daqueles que dá vontade de chorar.

OBS.: Quando digo que é o pseudo-melhor-treinador-do-universo é a impressão que tenho ao ler os textos cheios de lixo escritos por alguns “colunistas”. A final pelo que andam dizendo a única possiblidade do Santos ser campeão de alguma coisa é se contratar o fujão aí. O time do Santos mesmo não significa nada.

Não vou mentir nem enganar a ninguém. O Fluminense não jogou bem, ele tem elenco para golear os Astecas, mas a ferida está muito recente. Como são paulino eu posso garantir que o estrago que o Muricy faz em um time demora para passar, no meu demorou quase três anos. Ontem o Fluminense ainda sobreviveu de chuveiradas na área e jogo truncado, mas havia algo diferente no time. O time mostrou algo que nenhum time do treineiro terá, ALMA.

O Fluminense finalmente voltou a ser Fluminense, a ser gigante, a dar gosto de assistir. Lutar até o fim, a final esta é a essência do tricolor carioca, o time de guerreiros.

Como Deco mesmo disse, foi um jogo que fez a todos nós, tricolores ou não, nos sentirmos vivos novamente. Parte de toda aquela massa e espetáculo. Caí da cama e fui vibrar com meu cachorro quando saiu a porra do terceiro gol pô, o que explica isto? Não dá, a emoção passada naqueles noventa minutos é algo que não pode ser explicado, medido ou contado a alguém.

Como não se emocionar com uma torcida que com o jogo em 2 x 1 para o adverário, no final do segundo tempo, não para de cantar, não cobra o resultado, cobra apenas que lutem e sejam homens, que sejam dignos do manto que empunham. A imprensa tem que aprender que futebol não é resultado, futebol não é chegar no fim do ano com duzentos empates e mil vitórias por um a zero e levantar um caneco qualquer. Os noventa minutos de ontem foram uma aula de futebol para qualquer um ver.

Como não se emocionar com o casal de velhinhos abraçados chorando o feito de uma vida no fim do jogo. Lindo demais, e só o futebol é capaz de proporcionar. Só o Flu, só o Rio!

Poucos terão o privilégio de dizer, eu ví!

Deco finalmente mostrou que é craque e o que um craque faz. Entra e decide. Fred também não se escondeu, não fugiu e nem saiu pelas portas dos fundos. Diguinho, Emerson, enfim, qualquer nomeação aqui será um crime afinal foi um time de homens que são dignos do manto que vestem.

Ontem o tricolor exorcizou todos os seus demônios, quem assistiu as comemorações da torcida, jogadores e banco de reservas tem certeza disso, ontem o Nense deu o passo mais difícil para ser campeão de um torceio onde covardes não tem vez. O Flu se levantou dos seus joelhos.

Já disse Mano Brown em seu Rap, vermes e leões não convivem no mesmo ecossistema, verme é verme, rastejando no chão, sempre embaixo do pé.

Parece que a detetização das Laranjeiras de fato fez efeito. Os ratos sumiram, fugiram, foram passar um mês de férias ou sei lá. Ficaram os homens, aqueles que vale a pena acreditar, aqueles que fazem deste são paulino aqui o carioca mais fanático.

Camisa pesada, pra quem não acredita que camisa ganha jogo este foi um dos maiores exemplos.

A Libertadores é nossa Nense.

Anúncios

31 Responses to Alma!

  1. Mário RJ says:

    Prezado Leonardo,

    Agradeço pelas palavras e pelo apoio.

    É interessante como há momentos onde um time específico consegue despertar sentimentos em torcedores apaixonados por outros clubes.

    Penso que é como vocês descreveu: quando uma equipe atua com ALMA, ela atrai o sentimento dos muitos que amam o futebol.

    O Fluminense conseguiu este feito em 2009, da mesma forma que o Grêmio na épica ‘Batalha dos Aflitos’. Certamente há outros exemplos.

    A julgar pelas inúmeras manifestações de apoio de torcedores de diversas outras agremiações, o Flu ontem voltou a conquistar a ‘torcida’ de muita gente.

    Como torcedor do Fluzão, agradeço a todos os torcedores que vibraram com o empenho e com ressurgimento (mais um?) de um clube que passou as últimas semanas sendo avacalhado em rede nacional.

    Saudações Tricolores e obrigado pela coluna!

  2. pedro says:

    Leonardo, muito bom o seu texto um dos melhores…para quem gosta de raça..esperança e sofrimento…bem vindo você já virou tricolor!!!

  3. Frederico says:

    Parabens cara pelo texto, muito bom.

    Eu estava la ontem, hoje estou totalmente sem voz, mas como voce disse apenas 12 mil pessoas poderão dizer “Eu estava lá!”. Não precisamos de multidões, ser a maior, nada disso.
    Valeu pela torcida e por ter certeza, vem muito mais emoção por ai!

    Abraços.

  4. Noira says:

    Leonardo,

    Muito lindas as suas palavras! Difícil ver tamanho entusiamo vindo de um adversário, porém, não é difícil vê-lo em um amante do bom futebol, como diz ser o seu caso.
    Sim, foi uma emoção tremenda ver o Fluzão jogar naquela memorável quarta-feira. Quando Araújo deu aquela estilosa cabeçada, não pude deixar de me lembrar do Washington em 2008 (perdoe-me por esta lembrança que, certamente, o aborrece) e começei a chorar pensando: “Deus, se o Coração Valente virou o jogo aos 46 min do segundo tempo, ainda dá tempo… vamos conseguir! E logo depois, Deco, o tão criticado Deco faz aquele lindo gol. Uau! Meu coração foi na boca… e as lágrimas que antes rolavam finas, cairam aos montes… o gol do Deco lavou a alma dele e a minha também!
    Foi lindo! Aliás, se assim não o fosse, não seria o Fluminense!
    Um grande abraço e obrigada pela consideranção para com o co-irmão carioca!

    Obs. Tenho uma amiga São Paulina que está tendo um “caso de amor” com o Flu. Ela mora no Rio desde pequena e desde 2009, anda apaixonada pelo Fluminense. Mas, ela não esquece o primeiro amor, ou seja, o SPFC!
    Abraços e Saudações Tricolores!

    • Leonardo says:

      Agradeço

      Hahá, Ninguém esquece o tricolor paulista ele é lindo demais, mas sempre tem espaço para mais um. Por que este facismo de ter que esquecer um para ter o outro, agente ganha tão mais quando agregamos os dois :).

      Fantástico

      Lembrou mesmo o W9 no tricolor, nem tinha ligado as coisas, falou com propriedade!

  5. Lilian says:

    Leonardo,

    Seu belo texto me foi recomendado pelo Mario-RJ e pela Noira que o postaram lá no blogue tricolor do GE.com, Terno e Gravatinha, comandado pelo querido João Garcez.

    Suas palavras nos fizeram reviver as emoções deste jogo que será inesquecível, principalmente se o Flu conseguir a classificação. E ele conseguirá, no último minuto do último jogo, como sempre ocorre com o clube de Nelson Rodrigues.

    Obrigada pelo carinho.

  6. BD FLU says:

    Leonardo,
    Me sento lisonjeado e emocionado com suas palavras por ser um do 13000 guerreiros da arquibancada.
    A nossa torcida não vai ao estádio para simplesmente assistir a partida, nós vamos ao estádio para jogar junto com o time. Esse comportamento foi forjado pelas emoções que nosso time nos proporciou(Assis 2x, barrigada do Renato, título de 2005 aos 44, copa do Brasil 2007 c vitória fora,Libertadores 2008, milagre de 2009 e etc…)e também pelas adversidades dos rebaixamentos. Nós encantamos nossos “adversários” e empurramos tanto o time porque somos criativos, educados e respeitosos com os adversários(ao contrário das outras torcidas,principlamente as de massa), além de sermos realmente guerreiros não parando de cantar 1 minuto seja qual for a adversidade do jogo.
    Convido você e a todos que simpatizam com o Fluzão a assistir um jogo conosco na arquibancada e se emocionar ao vivo muito mais do que pela TV com os guerreiros.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    • Leonardo says:

      Cara é um sonho ir aí pro Rio e acompanhar um Fla – Flu amigo, é um espetáculo a parte.

      Me convida alguém aí que vou 🙂

      Não conheco nada na cidade rs vou acabar parecendo grigo 🙂

  7. Mauro de Menezes says:

    Leonardo,

    Chegando agora e me emocionei com sua coluna. Incrível como você captou a essência de um sentimento de torcida e conseguiu estender essa emoção para o seu texto. Realmente essa torcida do Fluminense é especial e diferenciada, por isso mesmo muito imitada. Lembramos dos lindos mosaicos que foram sabotados pela imprensa e copiados, e mal copiados, pela torcida do FLA.
    Como tricolor, agradeço respeitosamente a sua coluna que vou guardar junto com outras maravilhas que me fazem cada vez mais amar o futebol e o Fluminense F.C.

    abc
    JM

  8. DUVIVIER says:

    Leonardo,
    Parabéns pelo texto. Como tricolor carioca, tenho a agradecer imensamente. Como amante do futebol, do jogo, do esporte, mais ainda, pela dissolução das barreiras bairristas que impedem que muitos possam torcer por um time que não seja o seu.
    Valeu cara, que bom que você pôde sentir o que nós tricolores sentimmos neste jogo épico.

    Quando quiser, dê um pulo no blog que a querida Lilian citou, para encontrar outras ALMAS que amam o futebol tão generosamente, como você.

    ST

  9. Roberto Junior says:

    Um dos mais belos textos que já li. Parabéns!

  10. amaury farias says:

    Que emoção ler o teu texto, FANTASTICO. PARABENS

  11. Tiago mario botelho serra says:

    PARABÉNS CARA!
    BELÍSSIMO TEXTO…
    SÓ N GOSTEI PQ TU DISSE QUE O SPFC É UM LIXO,N CONCORDO(SOU TRICOLOR CARIOCA)
    PQ O SPFC É UM TIME GIGANTE E SEMPRE FOI RECHEADO DE EXCELENTES JOGADORES…

    • Leonardo says:

      hehe não disse que o SPFC é um lixo, eu disse que FOI um Lixo, no jogo contra o Paulista.

      Não jogou nada mesmo.

      Hehe

      Sou São Paulino amigo, nunca ousaria dizer que o meu tricolor paulista é um lixo… isto é blasfêmia e o Santo Paulo me puniria eternamente.

  12. WLAD says:

    Leonardo,

    Que belo texto! Assim como muitos, achei sua coluna através de um link postado no site globo.com, no blog da torcida do flu, capitaneado pelo brilhante Garcez. Como alguns colegas de Blog, também recomendei seu texto para leitura. Realmente imperdível.

    obs.: Realmente o futebol do Flu com o Muricy estava ficando burocrático demais; os jogadores, sem alma; e a camisa, perdendo suas cores…

    Saudações Tricolores!

  13. marcos gomes says:

    comovente e bem escrito texto.

  14. PUTA QUE PARIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIU…. que coisa linda, me emocionei demais lendo isso

  15. Max Noronha Fluminense says:

    Leonardo, obrigado pelo texto, voce foi genial.

    Agora venho por meio deste te parabenizar pelo feito de ontem (27/03/2011) do excelente goleiro Rogerio Ceni, esse realmente merece tudo que esta acontecendo com ele. Tem muita gente que acha ele “metido” e arrogante, eu particularmente não acho, acho sim, um excelente goleiro e um dos poucos jogadores que realmente honram a camisa que vestem e vou mais alem, um injustiçado na seleção brasileira porcausa de picuinhas na Cbf.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES.

    MAX

  16. Max Noronha Fluminense says:

    Ok, mas aconselho a fazer um, muito pratico e de grande valia, principalmente pra divulgar seu blog.

    ST

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: