Só mais uma reprise tricolor

Ontem finalmente tomei coragem e resolvi assistir o jogo do Fluminense, posso dizer que como são paulino, depois de tantos anos estou meio traumatizado dos times do Muricy, quando este time é de três cores a coisa fica pior ainda. A nostalgia me domina por completo e rola meio que uma regressão, para tempos piores é claro.

Liguei no jogo com um pouco de atraso.

Logo de cara fui dominado pelo antigo sentimento de ver as arquibancadas vazias em um jogo importante. É amigos, os times do Muricy não empolgam, não jogam, não tem arte, não tem futebol e não tem nada que vale a pena ser visto. Achei que fosse demorar mais para isto acontecer no Rio de Janeiro, torcida mais alegre, mais participativa, mas o pupilo do Telê (Que ele não me escute dizendo isto) conseguiu superar minhas expectativas, tirou a empolgação de uma das torcidas mais vibrantes do Rio. Ainda mais no Rio, quando não só a vitória é cobrada, mas sim o jogo bonito.

Os times e as torcidas do Rio odeiam futebol burocrático, não combina com o povo. Diferente aqui de São Paulo, onde o que importa é gritar “É campeão”.

Então começa o jogo.

Noto que precisando jogar, ganhar e convencer o treineiro me entra com três zagueiros, seis meias (não me diga que o Conca estava encostando no Rafael por que isto é piada) e um atacante. Logo pensei que finalmente o Muricy conseguiu dar a cara ao time, o pouco de futebol bonito que ainda era resquicio do Cuca se foi e agora é só Muricy, ou seja, é só anti-futebol.

A formação me remeteu ao São Paulo com Washington lá na frente ou Aluísio Chulapa, já nem me lembro destes dias fatídicos.

Traumatizado com o que estava vendo me concentrei no jogo.

Vi um Fluminense que não corria, não tentava, não arriscava, nem nada. Vi Conca e os laterais chegando a intermediaria e mandando balão para o Heman cabecear. Será que é coincidência o Moura ter cinco gols com sete deles feitos de cabeça? Vi um esquema de três zagueiros e seis marcadores tomando sufoco e quase tomando gols em alguns lances.

Isto por que ninguém subia, imagina se subissem.

Em fim, eu vi o São Paulo de um tempo atrás. Lembrança que me dá calafrios, diga-se de passagem.

Você pode culpar as lesões, jogadores como Conca não estarem rendendo tanto, azar, ou destino? Pode. Mas eu acho coincidência demais um cara chegar em três clubes diferentes e acabar com o rendimento de jogadores como: Josué, Ilsinho, Hernanes, Diego Souza, Cleiton Xavier, Conca, Diguinho, Tarta e etc.

Posso estar errado, mas que os times do Muricy não ganham mata-mata nem do Boa Vista é um fato, logo, seria até estratégico sair agora da Libertadores para não criar muitas esperanças. Resta só torcer para o Brasileiro, agüentar um ano inteiro de anti-futebol e estádio com 5000 pessoas e também torcer para que a arbitragem ajude o campeonato inteiro e alguns times grandes entreguem mais alguns jogos.

Quem sabe assim, dá para ter a cara de pau de fingir que esqueceu tudo que aconteceu o ano inteiro e gritar – Aqui é trabalho meu filho.

PS.: Vocês viram o que o Cuca está fazendo no Cruzeiro sem metade do elenco do Fluminense, que mundo injusto né?

43 Responses to Só mais uma reprise tricolor

  1. Fabio says:

    Leonardo, muito legal o seu texto. Parabéns !!!

    Infelizmente o FLu hoje é isso aí, o que de antemão você já sabia.
    Eu fui contra a saída injusta do Cuca, ma os folcloristas de plantão costumavam dizer que ele já estava indo tarde, porque é um técnico que não tem estrela.
    Fazendo uma analogia a grosso modo, podemos comparar o Cuca à seleção da Espanha(antes da Copa), que todo mundo dizia que não ganharia a Copa porque não tinha camisa. O cumulo do absurdo!!!! Bom, agora como venceu e pertence ao clube dos Campeões Mundiais, a Espanha tem camisa.

    Aqui no Rio o Cuca tem fama de “pé frio”. Mundo injusto, não é ???

    Certamente, o Cuca vem batendo na trave, mas o momento dele vai chegar.
    Por tudo que ele vem fazendo pelos times que vem passando, ele merece!!!

    Saudações tricolores.

    • Leonardo says:

      Cara o Cuca é um excelente técnico, mas meio azarado, concordo.

      Montou a base do SP campeão mundial.

      Em todos os times que entrou ele os fez jogar muito bem e bonito, veja, quando digo jogar bem e bonito não estou nem de longe me referendo a ganhar títulos.

      Título é uma sucessão de acontecimentos, dentre eles sorte, competencia e etc.

      Concordo plenamente com você quando diz que a hora dele vai chegar. O cara é muito bom.

  2. Alexandre says:

    Quando o Muricy, chegou fiquei muito feliz concordo com você e acrescento mais quando o Cuca saiu do São Paulo quem veio foi o Muricy e com o Fluminense foi a mesma coisa! Como bom tricolor acho ideal que ele faça o Fluminense campeão brasileiro e da libertadores!

    • Leonardo says:

      Então, a questão é a que custo né.

      Campeão Brasileiro vimos que é possível, mas com o custo de destruir o esporte e a beleza dele.

      E digo isto por experiência prória, como são paulino, quando seu time para de jogar futebol para ficar tentando o um a zero, funciona, você é campeão, mas este câncer demora a sair do time um bom tempo, mesmo quando o Muricy vai embora.

  3. Rodrigo Banho says:

    Leonardo,

    Parabéns pelo texto. Vejo que enxergamos futebol da mesma maneira.

    Sou tricolor (carioca) e apaixonado por futebol e muitas das vezes o 2º me passa por cima do 1º.

    Sou daqueles que percebeu a diferença entre o Cuca e o Muricy logo de cara. Sou um fã do 1º.

    • Leonardo says:

      Futebol é arte, nunca isto que o Muricy propõe, um cara que diz – “Quer espetáculo que vá ao teatro”, não merece ser técnico de um time grande como o nosso Fluzão 🙂

  4. Nelson says:

    Meu amigo concordo com oq vc disse mas a questao da torcida e o Ingresso que esta no valor de R$ 80,00!!! isso msmo 80 !!! entao a torcida nem ta comparecendo!!!

    Mas enfim tem coisas q nao entendo q aconteceu sabado e ontem!!

    FLu ganhando do Boavista ele me tira o Fred e poe mais um meia (isso e respeitar de mais um time pequeno)

    Ontem precisando de vitoria ele mepoe um 3-6-1 com um jogador jogando na sacrificio comas costas ferrada!!!

  5. joão pedro says:

    nossa parabéns!!!otimo texto

  6. Yodazul says:

    Velho gostei do seu texto. Na boa que escritores assim, mais conectados como torcedores, tinham q ter espaço em sites como globo e outros sites de maior visibilidade. Garanto que vc teria mais competencia que muito nego por aí.
    Sobre o texto, o muriçoca desde a época de SP só ganha os títulos com ajuda externa. Ano passado foi aquela vergonha de entregarem o campenato pros gambás não ganharem.

    Saudações Celestes

    • Leonardo says:

      Pow cara Valeu mesmo.

      Sobre os títulos do Muricy, ou alguém entrega, ou a arbitragem ajuda, ou dá uma zica doida e ele ganha na sorte.

      É foda.

  7. Adebisi says:

    Ficou muito bom rapaz!
    A imprensa tá precisando de pessoas como você, que nao tem medo de falar a verdade, e nao se prendem nos comentários previsíveis.

  8. Gabriel says:

    Excelente post, parabens!
    Libertadores épra time grande

    • Leonardo says:

      Concordo plenamente, e o Fluminense é um GIGANTE.

      Só não pode jogar como time pequeno. Aí tem que perder mesmo.

      Campanha Volta Renato Gaucho já :), só assim o gigante Fluzão vai merecer a Liberta

  9. filipe lemos says:

    Parabéns pelo texto. Vou passar a seguir teu blog.
    Abraços de um Tricolor carioca.

  10. joao says:

    a hora do cuca vai chegar, e vai ser no cruzeirao, que tá voando em campo….

    espero que ele deixe essa fama de pé frio de lado nessa LA, e traga o terceiro caneco pra mg…

    alias, fama essa que era pra ter sido exorcizada no BR10, mas que a arbitragem e entregagem do SPFC e palmeiras não deixaram (e o welligton carniça tb)

    no mais, belo texto….envia pro lédio carmona….

  11. Bruna says:

    Muito bom o texto. Discordo apenas do trecho “torcer para que a arbitragem ajude o campeonato inteiro e alguns times grandes entreguem mais alguns jogos”. Acho uma ignorância isso. Então o Fluminense foi ajudado pela arbitragem em todos os 38 jogos? Então ele só foi campeão porque alguns times entregaram no final? Claro que não. O Fluminense ganhou porque foi regular, foi líder, se não me falha a memória, me corrijam se eu estiver errada, por cerca de 21 rodadas das 38, alternando com a vice liderança e uma ou duas vezes a terceira colocação. Houve momentos no campeonato que o Flu abriu uns 10 pontos de vantagem sobre o 2º colocado… e se havia ganhado tantos jogos antes das últimas três rodadas que foram entregues pelos adversários, quem pode dizer que se não fossem entregues o Flu não as teria ganho? Gostei do texto, mas prefiro esperar os jogadores estarem interos para tirar minhas conclusões. Não vejo problema no treinador inovar no esquema tático, porque na maioria das vezes, o esquema e a escalação dos comentaristas globais são verdadeiras fórmulas para o fracasso.

    • Leonardo says:

      Ei calma, em nenhum momento disse que o Fluzão foi ajudado pela arbitragem, mas foi injusto com São Paulo e Palmeiras, que são dois Gigantes, entregando o jogo foi.

      Quando digo erros de arbitragem, digo erros comuns.

      Sou São Paulino e afirmo que meu clube nos anos que foi campeão teve um percentual maior de ajuda da arbitragem. Não foi má fé, creio que tenha sido apenas sorte e acaso, mas o que penso é que quando a sorte e o acaso precisam entrar em campo é que algo está errado.

      Hoje você diz que o Flu mereceu, mas no ano passado com a bolinha que o Flu jogava era meio difícil afirmar isto.

      Veja, se você achar que empatar duzentos jogos e ganhar cinquenta é regularidade e merece prêmio isto é com você

      • Bruna says:

        Um campeonato de pontos corridos como o Brasileirão quem ganha? O “mais” regular. Regular não quer dizer ótimo, excelente, extraordinário… regular quer dizer regular. Acho que merece prêmio sim, por se tratar de um campeonato tão longo e o time conseguir se manter no topo o ano inteiro… se ele ganhou é porque não houveram melhores que ele, ou mais regulares. Assim como os títulos que o São Paulo ganhou.
        Mas para acabar com esse negócio de entregar jogo, acho que seria interessante que os clássicos estaduais fossem os últimos jogos dos turnos. Além de um rival não entregar o jogo, seria muito emocionante um time ganhar o jogo, ser campeão e rebaixar seu rival, por exemplo. Ia dar o que falar.

        Mas como disse Leonardo, gostei do seu texto, ele é em muito pertinente, só discordei daquele ponto em específico.

        Abração!

        ps: no post anterior saiu “interos” mas foi erro de digitação.

      • Leonardo says:

        Oi Bruna, sobre os campeonatos tenho uma opinião meio diferente, escrevi neste post aqui ó

        dá uma olhada

        https://nazonadoagriao.wordpress.com/2010/11/12/nao-destruam-nosso-futebol/

        eu acho que perde a magia e propicia a corrupção

  12. Anderson Mendes says:

    O Muricy é maluco.

    O Cuca é um excelente treinador, mas quando fica sob pressão, ele se perde completamente por causa do seu despreparo psicológico.

    O Cuca emocionalmente equilibrado, é técnico pra seleção.

  13. Laércio TRICOLOR says:

    Parabéns pelo seu post. Excelente texto e bela visão do futebol.

    Concordo não só porque sou são paulino mas sim pelos fatos destacados nesse texto.

    Abraços

  14. Tiago says:

    Oi, Leonardo, tudo bem? Não conhecia este espaço, é bem legal. Mas apesar do texto muito bem formulado, permita-me discordar de alguns pontos. Este ano a coisa não está funcionando para o Flu, mas afirmo categoricamene que o Muricy foi fundamental para o título do ano passado. Quando TODAS as estrelas que se depositavam esperanças (menos o Conca) se condiundiram, foi o técnico que deu jeito para o time se manter competitivo e segurar a ponta.
    Uma curiosidade: por que o Muricy te remete a lembranças ruins, se foi com ele que vcs voltaram a ser (tri)campeões brasileiros depois de 15 anos? E outra, vcs disputaram sguidamente (se não me engano) as sete últimas edições da Libertadores e venceram uma. Então creio que a culpa não seja só do Muricy, mas pq Libertadores é difícil mesmo. E mais, depois que o Muricy saiu vocês pararam de ganhar.
    Essas perguntas são numa boa, ok? Parabéns e boa sorte! Abs

    • Leonardo says:

      Relaxa cara, não levei nada na maldade não…vamos lá.

      Sobre o Muricy ser fundamental na conquista do título eu discordo. O elenco que o Fluminense tinha recheado de bons jogadores, e uma mistura da ótima base com os medalhões deu a liga. Quando você diz que as estrelas de confundiram eu entendo que não foi bem assim. Você nota que assim que o Muricy assumiu agente conseguia ver nitidamente a mão do cuca no time e tudo ia muito bem… Quando o Muricy teve tempo e transformou um time rápido e com vocação ofensiva em um time marcador e burocrático, aí sim o pessoal se confundiu.

      É que nao dá para reescrever história, mas acho que sem o Muricy o Fluminense teria ganho o título com folga sem sofrimento. Outra coisa que me faz discordar que o Muricy teve a competencia de ser campeão é que ele precisou que dois times do nível de SP e Palmeiras entreguassem. Não quero tirar os méritos do Fluminense, mas a história poderia ter sido bem diferente se estes tivessem jogado sério, concorda comigo?

      Sobre as lembranças ruins do Muricy no mão tricolor paulsta:

      Tiago, eu confesso que sou um torcedor antigo, e chato pra caralho :). Prefiro mil vezes ver o São Paulo perder um campeonato, mas jogando como time grande, sufocando o adversário, destruindo times pequenos a ver meu time ganhando de um a zero de bola parada.

      Isto não é futebol.

      Sou um adepto do futebol arte, e principalmente: Time grande tem que se comportar conforme a sua grandeza.

      O São Paulo, assim como o Fluminense, tem uma história nobre e gigante, não pode envergonhar anos de história de futebol avante para ser campeão, ou tri.

      Eu não sou assim, mas concordo que a maioria dos torcedores não é e prefere um ano inteiro sem futebol, mas gritar campeão no final do ano.

      Respeito estes, mas não concordo, isto não é futebol.

      Lembranças ruins que só agora, com Carpegiani, cinco anos depois estamos conseguindo voltar a jogar como time grande.

      E sobre vc dizer que o Muricy saiu e agente parou de ganhar títulos é estranho, pois com o Ricardo Gomes que não é tecnico de nada nós ficamos em segundo em 2009, então acho que a formula mágina não era o Muricu, mas a ótima estrutura e elenco que SP e Flu proporcionavam.

      • Tiago says:

        Beleza, Leonardo. Respeito seu ponto de vista. Também gosto de futebol bonito e bem jogado. Sou jovem, mas sou um “romantico” 😉 Mas como tricolor, chegamos a um ponto que tinhamos que ganhar de qualquer jeito. Não aguentava mais o quase…
        Eu escrevi confundiram, mas na verdade queria dizer conTundiram hahaha
        Grande abraço

      • Leonardo says:

        Neste lance de tinhamos que ganhar de qualquer jeito eu concordo.

        Tenho um amigo Palmeirense que falou a mesma coisa quando tive esta discussão com ele sobre o Muricy no Palmeiras.

        Nisso concordo com vocês, são times carentes de títulos grandes, escrevi isto aqui

        https://nazonadoagriao.wordpress.com/2010/11/23/sou-do-clube-tantas-vezes-campeao/

        Quando nosso Fluzão foi campeão

        De uma lida amigo.

  15. Bruna says:

    https://nazonadoagriao.wordpress.com/2010/11/12/nao-destruam-nosso-futebol/

    Muito bom.
    Concordo.
    Acho o campeonato brasileiro longo e cansativo… antes fosse de menor duração e de mata-mata.

  16. Alexandre Vilella says:

    Caro Leonardo , respeito seu texo , é uma opinião sua de Saõ Paulino , se ele não agradou por ai ganhando o que ganhou imagina se não tivesse ganho nada .
    Aqui nós estamos mal a muitos anos , e vou ser sincero , não me imaginava conseguir um Titulo de Brasileiro de pontos corridos e ainda mais com a estrutura que temos , e o Muricy conseguiu , e acho o melhor , na minha opinião .
    A torcida em geral do clubes já é nervosa , agora a do Flu é de neuratenica , reclamam de tudo e o tempo todo , chato foda , só sabem criticar e adoram ir na boa , chingam todos .
    Passamos 24 anos na merda , ganhando 3 cariocas e uma copa do brasil , e agora que ganhamos o brasileiro com uma expectativa muito melhor , com Patrocinio , bom elenco , e pra mim o melhor tecnico , alias sem ele com certeza vocês estariam tri brasileiros ainda disso não tenho a menor dúvida , e você critica ele , tá me parecendo dor de cotuvelo em , mas é sua opinião .
    Eu sou Fluminense apaixonado , vou a todos os jogos em casa e ainda viajo pra ver fora e continuarei apoiando esse Fluminense que você critica.
    Não tem melhor treinador que o Muricy , e ele é o único que sabe lhe dar com varias estrelas , coloca no banco e fica todo mundo calado , todos respeitam ele , alias é o único , porque os outros tecnicos quando colocam estrelas no banco gera crise no Clube , isso sem falar os dirigentes que se metem em escalação , e com ele não tem isso , por tanto vai curtindo o Carpegiani e ve aonde vocês irão .
    Se o Muricy sair será o caos aqui , respiro Fluminense todos os dias , vou no Clube todo dia e sei o que estou falando.
    Mas pelas respostas de outros tricolores cariocas muitos gostaram do que você falou , a vida é assim , cada tem uma opinião e pronto.
    abrs

  17. Ariel says:

    campeonato de mata mata e necessario a vitoria emcima de grandes clubes. os clubes onde o murici trabalha assim, ganhar de um zero dos pequenos(com um gol de cabeça ou sem querer), ou de clubes em crise, empatar com os grandes. mata mata nao e assim o bixo e mais embaixo e necessario um bom futebol. futebol com a bola nos pes, nao balao na area

  18. carlo says:

    so pra lembrar quem cito o carpegiani, o cara montou aquela seleção paraguaya que a frança (campeã do mundo de 98) sofreu pa vencer. sao paulo pode espera o carpegiane vai montar sim um grande time pra toda a temporada, um time forte e consistente no ataque (sofro em dizer isso sou palmerense mas reconheço o futebol bonito)com boas jogadas pra cima com o rivaldo, lucas, dagoberto e fernandao, guarda esse ataque, vai dar o que falar…

  19. Pingback: Só Twittando « Na Zona do Agrião

Deixe um comentário

