Arrotando Perú

Se tem uma coisa que eu gosto no futebol é a tal da justiça. É incrível como um esporte tão popular consegue reunir sabores tão procurados na vida real, acreditem, ao contrário da vida real, no futebol sempre, sempre a mascara cai. Não importa quanto tempo demore e não importa o quanto custe.

Queria perguntar para a torcida são paulina se ela se lembra de Marcelo Portugal Gouvêa?

Mas vejam bem. Quando eu faço esta pergunta não quero que vocês pensem: “Ah ele era presidente de verdade, nos deu Libertadores e Título mundial”.

Isto é besteira. Adorei o mundial, vibro até hoje com o VT, mas julgar um presidente pelos títulos que ganha é coisa de canalha, e tenho certeza que o próprio presidente ficaria triste ao ver que suas atitudes e filosofia de liderança foram resumidas a dois títulos que são muito menores que isto, diga-se.

O que eu me refiro ao pedir para que tentem se lembrar do Marcelo Portugal é sobre o São Paulo do Marcelo Portugal. Alguém se lembra de tantas brigas na época do Marcelo Portugal? Internas e Externas. Alguém se lembra de Ricardo Teixeira ser problema na época do Marcelo? Andrés Sanches, Dualib ou qualquer outro ser problema? Muito pelo contrário, eram a solução. O São Paulo era um dos times com melhor relação com seus rivais. Aí você me diz que o problema é o Andrés Sanches, Ricardo Teixeira, Belluzzo ou qualquer um.

Acreditar nisto é coisa de gente inocente.

Ricardo Teixeira sempre foi Ricardo Teixeira, idem para Andrés Sanches que a vida inteira esteve nos bastidores do Dualib e mesmo que estes fossem o problema é papel de um dirigente de futebol visar sobre seu clube e lutar sempre pelos interesses do clube e não por vaidade própria. É fato amigos, no futebol na política e na vida, não se cresce sozinho. Você tem que ser político, tentar não ser hipócrita, lidar com interesses de outras pessoas em prol dos seus. A vida é assim, tenho certeza que quem lê isto sabe melhor que eu. Cabe a nós tentar andar sempre pela linha tênue do político e correto e do mau caráter hipócrita. É difícil, mas o jogo é assim.

Marcelo Portugal Gouvêa conhecia o jogo, sabia que era assim, sabia que sozinho o São Paulo só ia se apequenar e é justamente o que está acontecendo e o que acontecerá de houver algum tipo de reeleição.

Alguém se lembra de algum tipo de senhor feudal na época do Portugal? Alguém de decide tudo a mãos de ferro e centraliza todo e qualquer tipo de decisão? Esta eu respondo, NÃO. Juvenal Juvêncio deve agradecer esta característica de Gouvêa, pois graças a sua capacidade de delegar é que ele se criou na posição do tricolor.

Mais importante em minha opinião: alguém se lembra de Marcelo Portugal Gouvêa sendo torcedor? Eu respondo novamente, NÃO. Marcelo Portugal Gouvêa foi um dos maiores são paulinos que já vi, mas nunca foi torcedor quando estava à frente do tricolor. Nunca pisou em um rival, não caçoava dos outros clubes e de problemas que estes estavam passando.

Um medidor de competência de uma diretoria que tenho para mim é a quantidade de merdas que ela fala em público e ultimamente a diretoria do São Paulo não pode ver um  microfone.

Pergunto-lhes se vocês se lembram de qualquer tipo de declaração na época do nosso finado presidente? O tricolor era mudo. Não aproveitava oportunidades de pisar em rivais, não esperava uma brechinha para ir a televisão anunciar um projeto ou jogador fantástico que depois nunca aparecia e nem pregava que o São Paulo Futebol Clube era o Manchester United tupiniquim. A diretoria fazia um negocio que às vezes funciona, trabalhava.

Este é o meu tricolor.

O tricolor que sabe ganhar um jogo de futebol e principalmente, sabe perder. Quando ganha um jogo não vai a televisão falar que o Palmeiras é a Portuguesa e quando perde também não faz isto dizendo que o juiz é covarde, ladrão, mau caráter ou que perdemos porque um jogador teve um pesadelo durante a noite e não dormiu direito.

Bons tempos onde o tricolor era gigante apenas por sua natureza de gigante.

Quando vejo Andrés Sanches dizendo que não tem problemas com o SPFC, mas sim com a gente arrogante que tem lá dentro eu o entendo perfeitamente e me colocando na posição dele eu acho que faria a mesma coisa. Esta atual diretoria do SPFC é nojenta.

E o pior, escrevi uma resenha até agora e nem mencionei os erros e acertos desta diretoria a frente do futebol do tricolor. Houveram acertos, mas houveram muito mais erros, os erros vem acontecendo desde 2006, a diferença é que no fim de cada ano o SPFC ganhava um título pra ofuscar tudo. Infelizmente no Brasil é assim, se ganha alguma coisa é tudo de bom e a diretoria é referência e é um clube de primeiro mundo, se perde alguma coisa aí o castelo desmorona e é tudo de ruim como com o fantástico Internacional recentemente e com a seleção do ótimo Dunga há um tempo atrás. (Neste momento estou sendo amaldiçoado pela metade dos leitores ao falar bem do Dunga). O pior de tudo é que a torcida tricolor acreditou nas bobagens que esta diretoria adora pregar e realmente acredita que seu clube é o Manchester United sulamericano.

Uma novidade pra vocês amigos, não é!

O tricolor é um gigante, assim como seus rivais Palmeiras, Corinthians e os outros nove gigantes. Todos com sua grandeza e todos iguais, basta o torcedor são paulino fazer uma escolha, ser alienado ou aproveitar o futebol em sua essência. Muito provavelmente o alienado nem chegou nestas linhas, parou quando eu falei que não se julga um presidente de clube pelos títulos e quando eu disse que o título mundial era menor que a postura do nosso ex-presidente, mas se alguém chegou a estas linhas finais é por que talvez concorde com no mínimo um porcento do que escrevi e é justamente este cara que eu quero mostrar que o tricolor é gigante, mas por sua natureza de grande e não por pisar em outro para se sobrepor.

Grandeza não se anuncia as pessoas simplesmente sabem que você é grande. Este é o limiar, entre ser gigante e ser um arrogante nojento, e infelizmente este câncer que nos lidera não sabe disto e nem nunca vai saber, pois é pequeno por natureza e nunca entenderia isto.

5 Responses to Arrotando Perú

  1. Johnny F. says:

    Concordo contigo. Essa diretoria, hoje em dia, está mais falastrona do que qualquer outra coisa. Acho justo não nos rebaixarmos aos mandos e desmandos do Ricardo Teixeira, mas isso deveria ser feito de forma política como sempre vimos nosso time fazer.
    Minha desilusão com essa diretoria começou no começo de 2006 quando conversei pessoalmente com Jesus Lopes (amigo de minha família) e o mesmo me falou uma série de coisas e NADA daquilo foi feito. Vejam bem: não cobrei nada, sequer cobrei reforços, títulos ou qualquer coisa. Apenas conversamos sobre futebol de uma maneira geral. Percebi que as promessas dos políticos em época de campanha se estenderam aos cartolas tricolores.
    Em função disso, nunca mais gostei desse momento de especulações, não acredito em nada do que é veiculado sobre o São Paulo FC. Como todo sãopaulino, gostaria de ver um camisa 10 de verdade atuando no time, porém, acredito que enfiarão goela abaixo o Lucas (que é um ótimo jogador, mas não joga nessa posição) e veremos no que vai dar. Sorte para nós.
    Abraços!

    • Leonardo says:

      Perfeito velho, viraram políticos, mas no sentido ruim da palavra.

      Sobre o Ricardo Teixeira, cara, se não dá para tirar ele de lá, temos que nos adaptar, ficar com birrinha não resolve só vai fazer a gente se apequenar cada vez mais

  2. Ariel Lazaretti says:

    agora leonardo imagina como e no palmeiras meu clube de coração, la a bagunça e maior ainda
    o futebol brasileiro ta essa bagunça, pq os presidentes sao politicos que admiram o jeito ricardo teixera de ser.
    triste nao so para o futebol brasileiro mais mundial tbm.

  3. Ariel says:

    hduahsduahsudhaushduahsduahsud
    verdade

Deixe um comentário

