Ética?!

Me impressiona como a imprensa brasileira e seus jornalistas adoram falar mal de Brasil. Nesta semana seguida de entregadas de São Paulo Futebol Clube, Palmeiras e Vasco viu-se nos jornais uma onde de gente cheia de moral e de ética por aí.

Li comentários de diversos tipos.

Gente dizendo que no futebol as coisas são como são na política Brasil. Dizendo que o campeonato de pontos corridos funciona na Europa e não funciona aqui no Brasil justamente por que o brasileiro tem o seu jeitinho e pouquíssima ética. Dizendo que o campeonato brasileiro só tem influência de mala-branca, vermelha, preta e suspeita de juiz por que não temos moral.

Pelo amor… Não vamos misturar as coisas.

A primeira coisa que posso afirmar é que as maiores manipulações de arbitragem encontradas na história do futebol foram lá. Times gigantes inclusive foram para a terceira divisão só por causa disso, então eles não são os donos da ética e nem nós os bandidos da história. O entrega entrega também só é fruto do nosso futebol gigante, muito maior que o deles, diga-se de passagem, mas só nós não percebemos e como bons brasileiros que somos adoramos chupar o saco do que vem de fora e ignorar o que é nosso.

As malas brancas e entregas só acontecem por que diferente da Europa nós temos o privilégio de ter doze times gigantes e com muita rivalidade entre eles. Esta é a diferença. Na Europa os engomadinhos têm dois grandes, no máximo uns quatro, a rivalidade também é quase a mesma, não tem este lance tão regional como aqui e dificilmente um time chega ao fim dependendo do outro, pois o ano inteiro são dois times grandes batendo em times nanicos o ano inteiro.

Eu compararia o campeonato deles com os nossos regionais. O fim todos sabem qual é. Aqueles mesmos quatro. Nada muda, não tem pra que ter entrega, simples assim. Então antes de dizer que o formato funciona na Europa porque eles são os reis da ética procuram entender o futebol de lá.

Por fim, além da comparação só nos basta usar o bom senso também, esquecer o puritaninho que cada um tem dentro de si e ser práticos. Pra que um time vai correr se queimar com a torcida, com os dirigentes que são sócios de torcidas organizadas e tudo mais só para ajudar um rival que no dia seguinte estará debochando de você?

Não existe vontade, gana de vencer.

E um time assim não vence.

Sejamos práticos não tem nada de falta de ética aí é apenas sobrevivência. O campeonato permite então há de se usar.

Por isto peço um pouco menos de falsos moralismos com assuntos como o futebol e um pouco mais de moralismo com coisas realmente importantes como a guerra do Rio de Janeiro que ninguém tenta se informar antes de gritar MAAATTAAA!!!.

Anúncios

2 Responses to Ética?!

  1. Beto Canada says:

    Concordo em quase tudo o que vc disse , só quero acrescentar que eu gostaria demais que nós voltássemos com o mata mata no brasileirao … como antigamente. Pq os times de rio e sao paulo acabam sendo prejudicados em campeoantos de pontos corridos exatamente pela quantidade de clássicos , ja os do sul e de minas não. Até pq qdo um santos, palmeiras corinthians e sao paulo estao mau no campeonato , basta vir um classico pra se reerguerem e jogarem que nem gente …. no rio acontece o mesmo …. ja qdo o inter joga com um time de sp ou do rio que nao esta bem das pernas normalmente da vitoria do time gaucho e essa constatação se aplica pro cruzeiro tb.
    Resumindo pra me fazer entender :
    Os times fora do eixo rio / sp qdo jogam entre si é um pega pra capá não importa se a fase esteja favoravel ou contra. Ja qdo joga contra um time fora do eixo considerado grando como inter , gremio e cruzeiro acabam de certa forma facilitando pro adversario , por isso eu não acredito em pontos corridos no Brasil pq não existe imparcialidade .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: