Sou do clube tantas vezes campeão.

Existem times grandes, médios e pequenos, é a ordem natural das coisas.

Grande não se apequena, adormece, mas nunca se apequena. História não dá para se apagada e em minha opinião o que faz de um time gigante é a sua história que dinheiro nenhum compra. É isto que impede times até bem estruturados como Atlético Paranaense de figurar entre dos doze gigantes brasileiros. Não importa o quanto o tempo passe, a tendência é que os gigantes acordem de seu sono pesado e apequenem ainda mais os nanicos. Infelizmente é assim, para os paranaenses e todos os outros menores, resta apenas admitir ter a consciência que nunca passarão de coadjuvantes perante há um teatro escrito há mais de um século, mas como amor não se escolhe os torcedores destes times serão e deverão ser sempre discípulos destes não importa o que aconteça.

Veja na Europa por exemplo.

Os que acompanham pelo menos um pouquinho do futebol do velho continente conseguem notar como o Chelsea é tratado como aquele novo rico. É um time pequeno, sem história alguma, mas que do dia para a noite encontrou uma mina de ouro e começou a bater em gente grande. Ganham, mas nunca serão. Todos sabem que assim que o Chelsea perder estes investimentos voltará a sua pequenez, diferente de um gigante que quando decide acordar renasce de cinzas e volta à liderança do dia para a noite. Este é o caso do Fluminense, dei todas estas voltas apenas para lembrar a todos que história não se compra.

O problema não é um time grande estar adormecido, mas sim quando o Brasil esquece que ele é grande e o pior, sua torcida duvida disto.

De todos os candidatos a campeões a camisa do Fluminense é a que mais sou simpático, a camisa, não o futebol. Não escondo de ninguém que não suporto Muricy e seu anti-futebol, porém o Fluminense é um gigante carente de títulos, uma nação onde as gerações mais novas não conseguem ter noção do peso de sua camisa e quando um time perde isto perde sua alma.

Temos diversos gigantes carentes de títulos expressivos, o Galo, Palmeiras, o Botafogo e é exatamente por este motivo que faz o Fluminense ter toda a minha torcida a seu favor, mesmo o Cruzeiro tendo o melhor futebol dos três que brigam.

Na web é possível você ver a geração Wining Eleven dizendo que o Galo é um time pequeno, que perder para o Palmeiras é inaceitável, e que Botafogo não tem lugar entre os grandes. Infelizmente é o retrato de uma geração que não tem história e exatamente por isto não valoriza a mesma. Gente que nem gosta de futebol só enxerga o resultado de domingo como forma de montar em cima do rival. Tenho dó deste tipo de gente, que não sabe nada de futebol e perde o maior espetáculo que este esporte pode proporcionar e que vai muito além de quatro linhas.

Quem analisa seu time como centro do universo, perde a beleza de outros onze gigantes e se aliena.

Perder para o Palmeiras é sempre normal.

O Botafogo aos poucos está voltando para o lugar de onde nunca deveria ter saído.

E o Galo ensaia há alguns anos sua volta que acontecerá muito em breve, torço demais para que isto aconteça.

É possível que o Flu, perca este título ainda?

Sim! Acho quase impossível, mas é futebol e tem coisas que acontece que nem Deus explica.

A diferença é que perder este título não fará de sua camisa menor, nem tornará o ano um desastre ao contrário do que o torcedor pensa. Apenas deixara alguns milhões ainda mais carentes e gerações ainda mais duvidosas quanto ao tamanho do seu clube. E este tipo de coisa é a maior derrota que um clube pode ter, mas apenas mais um obstáculo que ficará para traz e quando a história for contada.

Anúncios

13 Responses to Sou do clube tantas vezes campeão.

  1. Luiz says:

    Grande texto! empilhou verdade em cima de verdade. Meu galo já está voltando, não tenha dúvida. O que aconteceu neste campeonato foi um acidente chamado Luxemburgo, ocorrido justamente num ano em que jogamos todas as partidas fora de casa. Não fosse isso estaríamos brigando na parte de cima, como já havia sido no ano passado. Parabéns!

  2. Bruno Falci - Galo Mineiro says:

    Parabéns ao autor da crônica!! Perfeito!!!
    Concordo em gênero, número e grau.

  3. Enrique says:

    Nota 10 pelo texto Leonardo. Disse tudo, a ponto de deixar os elogios ao seu texto em segundo plano.
    Acabou ganhando leitor novo.

    Abs

  4. Cristiano R. says:

    Parabens pelo texto, muito bom!!!

    Meu Galo ainda vai me dar algumas alegrias antes de partir pra outra.

    Sds,

  5. daniel garcia says:

    Excelente texto. Eu tenho 35 anos e vi, criança, os ultimos grandes titulos do FLU. La se vao mais de 25 anos, muito sofrimento pelo caminho, humilhação mas no fundo a eterna certeza de que um dia tudo voltaria a seu lugar…..Vc sintetizou em palavras sentimentos subjetivos dificeis de explicar.

  6. audisio says:

    Muito bom o texto! Vi o Flu com Rivelino e mais tarde com o casal vinte! Grandes momentos!
    Sou Atleticano e estamos voltando! Torço pelo Flu este ano! Merece por tudo que passou terceira divisão e outras coisas…

  7. gui says:

    Sobre o Chelsea eh mais pura verdade, por mais midia q tenha ele nao eh um time grande o Liverpool , Man U, Arsenal, TOtenhan, e outros. Tenho um amigo q mora em Londres e falei q o visitaria esse ano e q gostaria de ver um jogo de um time de londres da premier ligue. dai ele falou q so dava p ver do chelsea pq eh o unico q estadio nao lota, os demais tem filas de anos de espera p vc conseguir o carnê p um jogo.
    O Galo mesmo caindo, sua torcida nao diminui continuia crescendo entre os jovens, se vc olhar a ultima pesquisa do lance a situacao de flu e bota eh bem complicada entre os jovens. O Galo se destaca na venda de pay per view e de camisas, sempre figurando entre os lideres gracas a fidelidde de sua torcida.
    Os titulos chegarao, passado esse atraso e,m 2010 ko esse ex tecnico em atividade, temos uma boa base p 2011, com um bom time, bom tecnico, torcida q empurra o time, estrutura, salarios em dia, temos os pre requisitos todos.
    Q venha 2011!!! O Gigante adormecido das alterosas esta voltando!!!
    Esse ano parabens ao Flu pelo titulo, q arbitragens a parte lutou pelo titulo.

  8. Pingback: Ética? « Na Zona do Agrião

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: