Nivelando pelo mais forte

É uma tendência quase que mundial nivelar qualquer coisa pelo mais fraco. Prejudicam o mais forte, que é mais forte por todo seu esforço passado, e beneficiam o mais fraco só para criar algo mais democrático. Foi assim na F1, é assim nas nossas vidas e como não poderia deixar de ser no futebol.

Quem não se lembra do ano passado quando a equipe do Rubinho deu uma rasteira nas outras equipes com o regulamento em baixo do braço?

Quando chegou à hora da FIA se redimir e proibir resolveu liberar de vez o tal do difusor traseiro, ferrando com o resto do campeonato e prejudicando equipes fortes como Ferrari e McLaren. Nesta hora me pergunto: Convém prejudicar o mais forte, que lutou a vida inteira para chegar onde está apenas para deixar o campeonato mais democrático? Não é mais fácil criar um ambiente que ajude o mais fraco a crescer para que ele se torne forte?

Com a cabecinha pequena acima descrita foi que a federação Sul-americana resolveu tirar uma vaga na Libertadores do Brasil por possuir o atual campeão. Do dia para a noite o país do campeão passou a ser punido pela sua superioridade e conquista. O pior é que queriam dar uma vaga nossa para o México país que se for campeão não pode nem ir para o Mundial, vai o vice.

Bem que a federação tentou nivelar o futebol por baixo, mas não conseguiu.

Ninguém é besta, muito menos quem banca a brincadeira toda. Todos sabem que um brasileiro a mais no campeonato da ao campeonato uma representatividade gigante se comparado com um mexicano a mais no campeonato. Eu sei isso, você sabe isto, o Zé sabe isto e também os patrocinadores da Libertadores. Um brasileiro a mais no campeonato significa mais jogos de alto nível, que representa mais dinheiro e mais gente pagando para assistir. É dinheiro nos estádios, que dá propaganda nos mesmos, mais gente comprando Pay-per-view e mais brilho ao campeonato.

A federação Sul-americana não fez nenhum favor a nos presentear com a nova vaga, muito menos a CBF é a nossa heroína por conseguir esta vaguinha. Fizeram o que foi bom para os dois no que se refere a dinheiro e como eu já disse, quando mechem com dinheiro companheirismos caem e interesses vão junto.

Falando de futebol brasileiro em 2010 esta nova vaga foi fantástica para o Brasileirão. Se antes tínhamos clubes como São Paulo, Grêmio e Palmeiras apenas cumprindo tabela, agora as possibilidades cresceram e podemos colocar no mínimo uns quatro grandes lutando bem por ela. SPFC, Vasco, Corinthians, Palmeiras, Grêmio. Todos tendo que jogar bola pra entrar no neste seleto grupo. Lembrando sempre que este G4 pode sim virar G3 caso algum brasileiro ganhe a Sul-americana, coisa que acho provável que aconteça, mas ainda tenho um pé atrás ao afirmar isto. Se der um brazuca à coisa fica entre Palmeiras e Galo e sinceramente não vejo em nenhum dos dois esta possibilidade.

Do lado de verde não vejo possibilidade de vitória simplismente porque não vejo futebol para isto, faz umas quatro rodadas que o Palmeiras só se sustenta nas cobranças de falta do Marcos Assunção, futebol que é bom nada. O Galo acho que em determinado momento pode ter que priorizar o brasileiro para não cair, o que pode prejudicar um pouco, mas entre os dois fico com o Galo que pelo menos joga bola.

A decisão de tirar uma vaga da Libertadores para o campeão da Sul-americana acho até que é até valido, pelo menos não temos mais um campeonato inútil que todo mundo fica torcendo para sair, apesar de eu achar que é o mesmo caso acima, punir o cara que se esforçou e foi campeão.

Anúncios

2 Responses to Nivelando pelo mais forte

  1. Pingback: Incoêrencia e burrice, não, dinheiro « Na Zona do Agrião

  2. Pingback: Globo, Record, RedeTV – O Teatro dos Vampiros « Na Zona do Agrião

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: